AFRICA & JAPAN

AFRICA & JAPAN
Quando duas culturas se encontram
Powered By Blogger

domingo, 28 de março de 2010

FRIDA KAHLO




Lembrando de Frida e Comendo Tacos

Numa tarde agradabilíssima, na companhia de minha amiga Ana Tereza, tomando chocolate nos jardins da Casa Azul de Frida Kahlo, no México, pude mais uma vez comprovar como cor é tudo. Os tons fortes de um amarelo maravilhoso, um azul indiscritível e um vermelho que não se sabe de onde vem, temos já uma paleta de cores para se desenvolver uma coleção Fashion e poderosa.
A cabeça começa a fervilhar e as idéias começam a brotar ... e eu já não via a hora de chegar no quarto do hotel e colocar tudo no papel.
No dia seguinte achando que já estivesse alimentado de México, fui ao mercado com minha amiga Ana Tereza e na volta, simplesmente nos deparamos com uma barraquinha ... dessas que ficam nas esquinas das ruas ... e resolvemos comer TACO. Poderíamos ter ido à algum restaurante, mas tudo acaba ficando sem sabor se não entrarmos bem no cotidiano local e para nossa surpresa, aquela barraquinha simples, de rua, meio sem higiene, mas até que com uma certa "boa aparência", fazia uns TACOS divinos.
Dias maravilhosos com Ana Tereza! Um dia, a sofisticação de um café/chocolate nos jardins da Casa Azul, divagando sobre Frida, e no outro comendo Taco ( divino ) no pé sujo, numa esquina qualquer no México. A Vida é Bela!

EMBARQUE IMEDIATO




Viajar é maravilhoso, mas arrumar malas...
Um amigo da faculdade vivia pedindo pra eu ensinar uns alunos dele sobre como arrumar mala e eu sempre ocupado com outras coisas nunca me organizava para isso.
Na realidade sempre achei uma chatice fazer malas, mas como isso fazia parte do meu dia-a-dia enquanto comissário de bordo, resolvi relaxar e acabei me acostumando com a tarefa e com isso me tornei meio que “expert” no assunto.
Agora, decidi criar dentro desse Blog de moda, comportamento e dicas, um lugar especial para essas pessoas que têm dúvidas ou não sabem mesmo arrumar as suas malas, assim poderão ter informações não só sobre moda e afins, mas sobre como arrumar as suas malas.
BOA VIAGEM !



ESCOLHA DA MALA


Escolha a sua mala de forma correta. Prefira uma mala resistente, leve e que seja principalmente fácil para carregar, caso contrário ela vai virar uma “mala sem alça”.
Uma mala que seja expansível pode ser uma boa opção se você está planejando fazer algumas comprinhas em sua viagem.
Se você pretende levar produtos frágeis, uma mala dura pode ser ótima escolha. Malas com rodas são convenientes e a coluna agradece.
Consulte sempre o certificado de garantia

LIMPEZA DA MALA

Todas as malas, sacolas e bolsas são laváveis, tanto na parte interna quanto externa utilizando pano úmido, água morna e sabão neutro.
Nunca utilize produtos como solventes ou que sejam abrasivos.
Após limpar, seque a mala à sombra. Não guarde a mala ainda úmida para evitar mofo.

O QUE E COMO LEVAR

Qual é a capacidade de peso de sua mala?
Não queira levar armário, geladeira e fogão dentro da mala, pois com certeza ela não vai resistir, mesmo que ela seja uma LOUIS VUITTON.
Faça suas malas e quando terminar retire a metade do que você colocou, com isso você pode evitar malas danificadas, e como já disse , a coluna agradece.
Pois bem, vamos lá!
Itens mais pesados e volumosos no fundo da mala.
Acomode calçados em saquinhos de TNT (tecido não tecido)
Proteja itens frágeis dentro de meias ou roupas grossas e acomode-os no centro da mala, como garrafas por exemplo.
Ocupe todos os espaços e cantinhos da mala com lingerie, meias, biquínis, calção de banho. Você pode acomodar também as meias, dentro de calçados, assim você ganha espaço para outros itens. Isso vale para outras miudezas também, ou então pode acomodá-los em algum bolso externo do compartimento lateral ou interno da mala.
Sacos plásticos são grandes aliados para transportar roupas sujas e/ou roupas de banho molhadas. Aproveite as embalagens de lavanderia que tem nos quartos de hotel.
Camisetas e malhas podem ser enroladas em cilindros e colocadas nas quinas a fim de evitar que outros itens deslizem dentro da mala.
Peças básicas são imprescindíveis, pois com poucos acessórios podem ser transformadas.
Roupas sem vinco são ideais. Escolha cores neutras para uma fácil combinação.
Coloque casacos e paletós virados do avesso, com as mangas para dentro e dobrados uma vez, ao meio.
Saias e vestidos, também do avesso. Echarpes, lenços, brincos e colares não fazem volume e são “ mão na roda” pra criar um look diferente.

DICA
Para desamassar as roupas de tecidos leves, pendure as roupas em um cabide e coloque no banheiro enquanto toma um banho quente. O vapor ajuda a desamassar as roupas.

Objetos cortantes e pontiagudos como tesouras, facas, canivetes, navalhas e lâminas, devem ser envolvidas por plástico bolhas e devem ser despachados, pois não é permitido embarcar à bordo de aviões com esse tipo de material.
Frascos com líquidos, cremes e shampoo devem ser embalados em sacos plásticos do tipo ziploc e de preferência não cheios, pois podem estourar/explodir dentro de sua bagagem.
Não deixe de identificar sua bagagem com nome, telefone e endereço.
Feche bem a mala com cadeado ou lacres e nunca despache uma bagagem que não esteja completamente fechada/lacrada. Ficamos muito preocupados com o que talvez possa ser retirado de nossas bagagens, mas não nos preocupamos com o que pode ser colocado dentro delas ...

IMPORTANTE
Não transporte volumes de terceiros, sem conhecer o conteúdo.
Leve somente o que você puder carregar sem precisar de ajuda!



BAGAGEM DE MÃO

Foi feita para estar com você na viagem, porém deve estar dentro dos padrões exigidos:
Peso : 5kg
Dimensões : some LARG + ALT + COMPRIM. Esse resultado não pode ultrapassar a 115 cm.
Não entupa o compartimento de bagagem com suas coisas; ocupe apenas o seu espaço: é falta de educação espalhar suas coisas em vários lugares.
Leve apenas itens pequenos como documentos de viagem, medicamentos, chaves, câmaras, a relação de itens acomodados em sua mala, notebook...
Cartões de créditos, dinheiro e outros valores devem ser transportados dentro de uma carteira/bolsa escondida junto ao seu corpo.
Faça uma cópia de seus documentos de viagem (passaporte, vouchers e etc.) e mantenha guardado separado, em caso de roubo você vai agradecer a si mesmo, pois terá como mostrar registros, números de documentos à embaixadas, consulados, polícia ...

PARA SEU PRÓPRIO CONFORTO

Algumas pessoas se preocupam apenas em estar bonitas, maquiadas e perfumadas para uma viagem e esquecem do principal que é o conforto. Viaje com roupas confortáveis para não ficar de mau humor quando chegar ao seu destino.
Use:
Calça comprida, de preferência escura, tecidos que não amasse.
Malha básica é perfeito.
Um cardigã ou uma blusinha de manga é sempre útil para proteger do frio do ar-condicionado.
Óculos escuro será a sua maquiagem para todas as horas. Esconde e disfarça o cansaço do rosto depois de uma longa viagem.


Evite:
Roupas com amarrações complicadas, sapatos apertados. Os pés incham dependendo do tempo de vôo e na hora de colocá-los de volta no pé, caso você opte por tirá-lo, é um sufoco.

O QUE NÃO PODE LEVAR

Armas de fogo, ações, valores, gases comprimidos, instrumentos musicais volumosos, líquidos inflamáveis, quadros enormes, materiais radioativos, oxidantes, munições, explosivos e fogos, produtos corrosivos, substâncias infecciosas.


Crepes imperdiveis em Paris


Creperia Tiz Breizh - uma das melhores creperias em Paris considerada pelo Le Figaro

Tiz Breizh 52 boulevard de Vangirard 75015 - ao lado da Torre e da Garre de Montparnasse.Metrô Montparnasse Bienvenue.
Não é caro ! Um crepe pode sair por uns 6,80 euros. É uma refeição!

Feira do Rio Antigo





Poderíamos estar no marais, poderíamos estar em San Telmo, em Palermo Soho ou até mesmo em Camden Town, mas estamos mesmo é aqui no Rio de Janeiro, na imperdível Feira do Rio Antigo (Feira do lavradio). É simplesmente O MUUUST !
A Feira acontece todo primeiro sábado de cada mês.
Antes eram apenas antiquários, hoje em dia, existem também lojas que vendem objetos com design contemporâneo e as barraquinhas com peças de artesanato.
Os expositores chegam cedo, mas o público começa a chegar por volta das 10h, horário ideal, pois a feira ainda está tranqüila e aí se pode andar de ponta-a-ponta e depois, então escolher um dos restaurantes ou bares para sentar, jogar conversa fora e observar quem passa.
Gente bonita, alternativos e turistas é o que não falta na feira e música boa também não!

ORGANIZAÇÃO DO ARMÁRIO

*






Encontre novos looks dentro do seu armário/guarda-roupas.
Com pouquíssima inspiração e uma pequena mudança, você pode criar ótimos looks com roupas que você já tem no seu armário.

Faça Compras








Antes mesmo de você pensar em ir ao shopping e gastar uma fortuna com roupas da estação, ponha-se de pé em frente ao seus guarda-roupas e siga alguns passos para organizar o seu armário como se fosse uma lojinha chiquérrima onde você poderá selecionar e escolher.
Você vai aprender, o que guardar, o que deve se desfazer e como dar novo estilo à itens favoritos, criar um LOOK BOOK de fotos de roupas legais ficando fácil para você escolher na hora de vestir.
Finalmente, acrescentar uma dose de personalidade lançando mão de lindos papéis de parede, cabideiros encontrados em brechós e fazer o seu espaço mais convidativo. O resultado? Um novo guarda-roupas antes de você ter colocado os pés pra fora de casa.

Montar o guarda-roupa




Siga passo-a-passo pra ver o que funciona e o que não funciona, aprendendo também como dar vida nova a antigas peças favoritas.
Experimente tudo na hora de desvaziar o armário e forme pilhas.
Chame a sua melhor amiga para lhe dar uma mãozinha e dizer o que realmente ainda lhe serve. As pessoas não conseguem se desfazer das roupas sozinhas.
Vá em frente, pratique o desapego!
Use a regra de 1 ano (se você não usou durante esse tempo...) ponha na pilha I
Crie outra pilha para as roupas que necessitem de pequenos reparos como colocar um zíper; um botão que falta; uma bainha que necessita ser refeita... pilha II.
É na última pilha... aí sim as roupas que realmente voltarão para o armário.







Com essas peças favoritas selecione umas 15 peças, juntamente com acessórios e coloque tudo no chão. O objetivo é esquecer um pouco as suas peças do dia-a-dia e considerar novas formas de usar antigas reservas.
Ex: uma saia de chiffon que talvez fique legal com bota, ou então uns colares que vão dar uma cara nova á um blazer.
Depois disso crie um LOOK BOOK de novas combinações fotografando com uma digital ou Polaroid para ter como referência.

Inspire-se







Você desfez a bagunça e achou maneiras criativas de usar o que tem. Agora coloque ordem e imaginação.
Perfile uma arara de roupas como nas lojas. Para ficar fácil no seu armário monte grupos com as mesmas peças (calça com calça, cores escuras juntas, etc).
Todas as peças faceadas para o mesmo lado, assim você torna o mais fácil possível para ser inventiva e criativa com seu armário.
Torne acessível. Use a lógica quanto ao posicionamento das roupas e acessórios no seu armário.
Se os itens não estiverem fáceis de encontrar, você não irá usá-los. Pendure-os no nível dos olhos sempre que possível.
Outra fórmula interessante, que eu particularmente prefiro mais é montar grupos de roupas para o trabalho, esporte, vida social...


Visual:






as lojas tem displays tentadores que inspiram a gente provar uma nova roupa. Seu armário sugere uma terapia visual. Deixe pendurado (visível) um quadro moldurado com colagens de looks que você ama (fotos tiradas de revistas, que mostram uma roupa, uma atitude ou um estilo que se pareça com você)
Hora da lista de desejos: agora que você sabe o que tem e o que quer já pode imaginar novas compras.
O que está faltando para compor um pouco mais os looks que ficaram pendentes? Uma calça com corte de alfaiataria? Se você tem muitas peças planas, será que não seria interessante trazer algumas texturas para misturar?

Adicione um toque de loja



Você vai abrir a porta do seu armário todos os dias, então porque não tornar o seu armário o mais lindo possível por dentro?
Crie um ambiente. Faça o seu armário se sentir como uma loja chic “um lugar pra você demorar”, você vai se divertir na hora de se vestir e se sentir melhor com o seu look. Tenha uma cadeira confortável por perto, pra você sentar enquanto você experimenta os sapatos.
Dê personalidade. Injete elementos que dêem uma assinatura pro espaço. Separe papel de parede que você goste ou pinte uma parede com uma cor interessante; instale ganchos, puxadores de gavetas que você achou em um brechó; forre alguma prateleira...
Um espelho inteiro é simplesmente o “MUUUUST” – com uma boa luz. Lâmpadas que trazem mais luz natural para o ambiente são melhores para uma melhor visibilidade das cores.




BRECHÓ



















Deixe o preconceito de lado!
Fazer um passeio pelos brechós pode ser um divertimento.
As peças nem sempre estão 100% perfeitas, mas em compensação estão repletas de estilo.


DICAS:


*Vasculhe as araras

*Pergunte sobre a peça ao vendedor

*Saiba a época

*Abuse dos acessórios

*Tome um pouco de cuidado com as peças com muito bordados e adereços como calças, pois se desfazem mais fácil.

DICIONÁRIO DA MODA

Abada – camisolão largo, comprido com mangas curtas de origem africana. Na Bahia usa-se muito pelos integrantes dos blocos e trios elétricos como se fosse fantasia.

Abotoaduras – peças para fechar punhos de camisas. Possuem haste metálica e travas e uma outra extremidade com enfeites como brasões, esmaltados, pedras ...

Acrílico (poliacrílico) – fibra sintética que pode substituir a lã.

Activewear – expressão da língua inglesa usada quando nos referimos às roupas esportivas, porém o termo sportwear é mais usado.

Anti-fit – roupa sem forma justa

Arrastão – tipo de meia-calça comligamentos muito abertos que parece uma rede de pesca.

Backstage – em inglês back significa atrás e stage significa palco, logo ... atrás do palco, camarim, onde ficam modelos, araras com as roupas que serão desfiladas, agentes, jornalistas ...

Baguete – tipo de bolsa retangular e fechada por grande fivela e que se carrega debaixo do braço.




Balonê – vestido, short ou saias que são franzidos na cintura formando um balão e que se fecha em direção à barra da roupa. Popular nas décadas de 50 e 80.

Baquelite – uma resina que foi muito usada em bijuterias ( pulseiras, broches,fivelas ...) nos anos 20. Existe em várias cores.Peças de bijuterias com esse material podem ser encontradas em brechós.

Barbatana – haste que pode ser removível e que serve para sustentar roupas como corpetes e vestidos tomara-que-caia.

Cache-coeur – decote que é cruzado como fosse envelope. Usado em vestidos e blusas.

Calça Capri – calça feminina com comprimento na altura do tornozelo bastante usada nos anos 50. recebeu esse nome em homenagem a Ilha de Capri ( balneário italiano ) onde as mulheres usavam esse estilo de calça.

Cânhamo – é do cânhamo ( herbácea da família da Cannabis Saativa) popularmente conhecida como maconha que esse tecido é feito. A extração das fibras dessa planta que é parecida com a do linho são usadas em calçados, cortinas, cordas, lonas ...

Canutilho – miçanga de forma alongada com brilhos para enfeites do vestuário feminino e em fantasias.

Cool – o que está no auge da moda, mas com um resquísio de minimalismo.

Drapeado – efeito produzido por dobras e pregas de um tecido. Usado em blusas, vestidos e saias.

Déjà-vu – algo já visto

Dry-fit – tecido com poliamida e elastano, que proporciona um caimento seco.

Desconstruído – roupa que é desmanchada e refeita, fugindo dos padrões originais.

Elizabetano – estilo da moda referente à época da Rainha Elizabeth I (ápice da Renascença).

Engana-mamãe – maiô inteiriço na frente, mas as laterais recortadas. Quem olha de costas parece que a pessoa está usando um biquíni.

Estola – peça retangular que cobre os ombros e a parte das costas. Pode ser feita de peles de animais, tecidos nobres como crepe, seda e musselina.




Evasê – modelagem bastante usada nos anos 30 com leve abertura em direção a barra. É comum em vestido e saias.

Fashionista – todos que amam e trabalham no universo da moda.

Frente-única – tipo de decote ou vestido aberto nas costas, com alça que se sustentam no pescoço.

Fuxico – pedaço de tecido em círculo franzido feito com retalhos.

Hi-lo – mistura de sofisticado e despojado

In – termo muito usado nos anos 80 para designar tudo aquilo que está na moda.

Kitsh – Objeto de gosto discutível, duvidoso, pela ótica da arte moderna.

Liberty – estampas de flores em buquês, antiguinho

Low-profile – um estilo mais discreto.

Minimalista – vem da Arte, onde um traço poderia significar uma obra-prima. Na moda significa menos em tudo. A roupa é seca, cor neutra.

Moulage – é quando o tecido é montado e ajustado diretamente no manequim do atelier. Faz-se o molde um morim ou no próprio tecido da roupa definitiva.

Multimarcas – loja que vende roupas de várias marcas.

Must-have – aquilo que você tem-que-ter.

Nude – significa nu. Tons que se assemelham a cor da pele como bege, areia, rosa claro.

Over-size – acima do tamanho. Roupa largona.

Patchwork – diferentes retalhos de tecidos costurados entre si.

Pit – lugar onde ficam os fotógrafos em um desfile.





Retrô – peças que foram produzidas recentemente, modelos novos inspirados no que é antigo .

Revival – reviver, renascimento de um estilo antigo.

Risca-de-giz – padronagem de tecido. São riscas muito finas e claras, sobre tecido escuro. Muito usado em alfaiataria.

Streetwear – moda de rua, bem confortável.

Trash – lixo. São roupas com caras de velhas, desgatadas com aspecto pesado.

Trench-coat – mantô impermeável, capa, usado pelos avciadores ingleses. Confeccionado em gabardine e de estilo masculino, clássico.

telephone _lady gaga & beyonce

Muito bom esse Videoclip da Lady Gaga & Beyonce

X-LARGE

X-LARGE







Esta parte do Blog é endereçada àquelas pessoas que vestem tamanhos maiores e não sabem como fazer pra conseguir looks bacanas ou têm dúvidas sobre como usar algumas peças de roupas.
Tem também dicas para alongar, disfarçar, diminuir proporções e deixar você RADICALMENTE CHIC!












Primeiramente seja sensata. As roupas podem te colocar pra cima ou acabar com você. Para ficarmos bem com o guarda-roupas devemos ter como aliado a nossa própria imagem refletida no espelho.
Olhe-se no espelho/ sem roupas.
Analise o seu corpo.
Experimente vários modelos de roupas.
Quais os pontos altos do seu corpo?

Geralmente o colo, os ombros e as vezes para algumas as pernas.



DICAS GERAIS:

Nada de roupas muito justas e coladas.
Nada de roupas largonas. Fuja ! Você fica sem forma

USE:

Estampas ,mas com cuidado, prefira estampas delicadas e sutis.
Cores escuras favorecem.
Prefira tecidos leves.
Invista nos acessórios.
Make-up.
Cuide do cabelo

Agora sim, vamos ao que interessa !

Receitas básicas:

.braços gordos: peças com mangas, mesmo que curtas ( morcego ), tecidos transparentes, recorrer a xales e echarpe

















.busto grande: abuse dos decotes em “V” ou “U” .






.barriga: batas e recorte império, soltas na barriga. Serve para blusas e vestidos.
.quadril largo e cintura fina: justo na cintura. Solto no quadril.Tecidos leves.
Calças mais baixas



OBS: Fuja do bolso faca !

Pernas grossas: pantalonas
Para alongar a silhueta: sobreposições “abertas”. Ex: casaco aberto sobre vestido
Malhas: sempre espessas e encorpadas
Tecidos: nobres (tafetá, cetim de seda, zibeline, shantung), dá um sinal de sofisticação.
Roupas em camadas usando tecidos fluidos e brinque com a modelagem sobreposta
Tonalidades escuras: bases escuras com cores por cima (preto, marron, cinza escuro, verde escuro, azul-marinho, roxo)
Pescoço: invista em colares e brincos poderosos, pois chamam atenção para o colo.
Casacos com modelagens retas
Bolsas grandes
Listras verticais sempre! Estreitas ou grossas( alongam )

Saias: peças com cós mais alto, modelos drapeados e evasés.
Estampas: usar na parte mais magra do corpo.
Twin set
Jeans: escolha modelos com lavagens escuras, corte reto e mais justo ao corpo. Deixe a barra tocar no peito do pé. Por cima use batas, parkas, micro vestidos, capas ...
Saltos: sandálias ou sapatos altos são ótimos. Deixa a silhueta mais fina e elegante. O salto deve ser proporcional ao seu corpo, ou seja, quanto mais cheinha mais grosso deve ser o salto.
Modelagem correta: peças do seu número exato
Túnicas + leggins: disfarça o tronco